quarta-feira, 8 de maio de 2013

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MINISTÉRIO DE LOUVOR - PARA MINISTROS


Texto base: Is 29:13

COMO UNIR A IGREJA EM “UM SÓ CORPO” NA ADORAÇÃO?

Período que antecede o culto: Precisamos utilizar este tempo como um tempo mais útil, não somente ensaiando, passando e repassando músicas, mas devemos aproveitar melhor este tempo para estarmos orando juntos, ensaiando e também adorando a Deus. Creio que desta maneira, o Espírito Santo e todas as outras coisas fluirão bem melhor durante o tempo em que estivermos tocando hinos. Se o ministério não for unido, como iremos querer que todos os presentes na reunião (culto), cantem as canções sem prestarem atenção em qualquer outra coisa? Então isso precisa partir de todos nós, independentemente da área ou instrumento em que atuamos! Precisamos permanecer em união para que tudo flua como deve fluir no período de louvor.

UM MODELO PARA MINISTRO DE LOUVOR INICIAR UM CULTO:

1 – Cordialidade (Educação): É sempre bom iniciarmos as reuniões dizendo: __Graça e paz igreja! Ou também dizendo bom/boa (dia, tarde, noite), dependendo do período do dia em que estivermos.  Logo em seguida, vem a nossa cordialidade com Deus, com oração, pedindo pra que Deus possa estar na igreja, recebendo a adoração que iremos fazer. É muito corriqueiro que algumas pessoas na igreja não consigam “adorar” a Deus em função de terem falhado com Ele de alguma forma. Então, cabe a nós, antes de iniciarmos os louvores, a levar a igreja a um breve período de arrependimento, pra que nada impeça a ninguém de Adorá-lo. A partir deste momento pode-se iniciar o primeiro louvor programado, ou os instrumentistas ou somente um deles, (violão ou teclado), poderiam ter iniciado a tocarem uma música de fundo. Isso também facilita a criar um “clima” para a adoração.

2 – Inicio do Louvor: Não há uma regra, muito menos instrução bíblica que indique com qual tipo de hino devemos iniciar os cultos. No entanto, é de se considerar que devemos iniciar o Período do louvor com uma música que provoque alegria (hino agitado), ou com um louvor que “induza” o ouvinte a ter um breve período de intimidade com Deus. Ex. Diante de Ti (4/1) como hino agitado, ou Vem e toma o Teu Lugar (FDH), como hino de intimidade.

3 – Outra forma: Ainda pode-se iniciar o culto da seguinte maneira: Enquanto a banda toca suavemente uma música, o ministro lê um texto bíblico que de certa forma “convoque” a igreja ao momento de adoração a Deus. Ela também pode acontecer no meio do primeiro hino onde canta-se um trecho, e logo depois lê-se este texto bíblico (por exemplo, uma passagem que fale sobre cura, pureza, santidade, gratidão, a fidelidade de Deus e assim por diante...).

SOBRE A ESCOLHA DE MÚSICAS:

Todo Ministro de louvor precisa saber de algo: Qual tipo de Música ministrar?
Na realidade, as vezes nós pensamos mais nas músicas que tem feito mais sucesso e que sabemos que também teremos sucesso quando ministrarmos tal hino na igreja. Na verdade, todo ministro de louvor precisa estar sintonizado na necessidade espiritual da igreja.

O que vou dizer a seguir, são três maneiras de ajudar a você manter sua atenção na necessidade do povo:

1. Passe um tempo em oração pedindo a Deus um entendimento específico das necessidades do povo e Suas direções para a ministração. Eu ainda não experimentei um dia que Deus não respondesse minha simples oração pedindo direção.

2. Converse com a congregação. Eu normalmente faço isto através de buscar conhecer muitas pessoas. É incrível o nível de entendimento que Deus vai te dar par o louvor congregacional e expressão de Seus dons quando você construir relacionamentos com as pessoas e ajudar a pastoreá-las.

3. Pergunte ao seu pastor e equipe de liderança se eles têm alguma direção específica do Senhor. Como Ministro de louvor você é parte de uma equipe. O pastor é o capitão enquanto o líder de louvor e outros líderes chave dentro da igreja formam o time principal. No entanto faz muito sentido perguntar ao capitão qual é o plano de jogo. Outra boa razão para perguntar a opinião de outros líderes é que eles podem lhe ajudar a ver a igreja de forma mais ampla e manter o louvor conectado com outros elementos da reunião ou culto.

COMO MINISTRAR UM LOUVOR SEM QUE OS VISITANTES SINTAM-SE EXCLUIDOS (FIQUEM VIAJANDO)?

O coração desta pergunta nos leva a um debate, se é possível alguém ministrar um período de adoração ungido, cheio do Espírito e ainda assim atrair visitantes ou mesmo não convertidos. Independentemente do que você pensa sobre este assunto, eu sei de uma coisa com certeza. Tanto os que nós classificamos como "sedentos" (aqueles que estão buscando algo) ou "visitantes", desejam conhecer a verdade e experimentar o Deus vivo e verdadeiro. A pergunta que eles estão fazendo é: "Posso encontrar Deus em sua igreja?"
Que oportunidade maravilhosa nós, como ministros de louvor, temos em todos os cultos o privilégio de apresentar pessoas ao Deus vivo e verdadeiro através da adoração a Ele. Francamente, eu não vejo como podemos viver sem uma adoração ungida e cheia do Espírito.
A pergunta então é como entramos nesta adoração sem alienar os "visitantes" e "sedentos". Uma das formas mais importantes para fazer isto é construirmos pontes de entendimento, ou seja, trazer uma explicação e direção mais clara daquilo que O Espírito Santo está ministrando em nossos corações!
A princípio pode parecer arriscado porque poderia quebrar o fluir natural da adoração e/ou sufocar o Espírito. Porém minha experiência tem sido o contrário. Eu tenho percebido que o Espírito Santo é muito tolerante a minha iniciativa de dar algumas breves instruções como quando se inicia um louvor espontâneo bem simples com uma ou duas frases apenas.
Não precisa ser nada profundo, simplesmente permita seu coração se expressar agora, mesmo que seja somente um la-la-la."
Construir uma ponte de entendimento como esta trará encorajamento àqueles que não são familiares com tais coisas e ajudar os visitantes a entenderem o que está acontecendo ao seu redor para que eles também participem e não sejam somente expectadores.
Certifique-se de explicar coisas como a duração do louvor e descrição do estilo de adoração (mãos levantadas, pessoas se ajoelhando ou prostrando-se, danças, palavras proféticas e assim por diante...). Seria bom incluir várias referências bíblicas que podem mostrar por que o culto de adoração acontece desta forma.

Obrigado Galera, 

Gilson Silva - Ministro de Louvor da Igreja Batista Vinde de Curitiba - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário